quarta-feira, 24 de março de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio


Desafio Literário
Mês: Março - Clássico da Literatura Mundial

Título: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J.D. Salinger



O livro nada mais é que uma narrativa em primeira pessoa com um argumento muito simples: a visão de um adolescente de 17 anos, que acaba de ser expulso do colégio, sobre sua vida, seus pensamentos e seus ideais (ou a falta deles, muitas vezes).

A escrita extremamente coloquial faz a leitura ser muito fluída e interessante. Acho que o autor soube explorar isso muito bem. Porém, para quem se perde ou não gosta de prolixidades, pode desistir desse livro! O menino é a criatura mais prolixa que eu já vi na vida!

Ri em várias partes, principalmente pela forma como é narrado e os cortes que o autor dá para mostrar o pensamento (na maioria das vezes em um contexto totalmente diverso ao momento) do temperamental rapaz (Holden). Os comentários dele são ótimos, irônicos e sarcásticos, bem do jeitinho que eu gosto!! Porém, admito que sua personalidade (apesar do Holden ter bondade e sensibilidade) é, no mínimo, complexa com rebeldia, revolta e intransigência bem marcadas, fora os traços psicológicos que eu não consigo definir.

O livro (ao MEU ver) tem frases interessantíssimas (as quais EU vivo pensando... e se eu pudesse destacaria uns duzentos exemplos aqui) e só por isso eu já recomendo! Mas já aviso: esse livro NÃO FAZ o estilo da maioria, tenho certeza.

Eu gostei bastante!! Se você acha que pode gostar, dê uma checadinha nesse resumo aqui e nesse artigo aqui. Conheça sobre teorias conspiratórias sobre ele aqui. E, finalmente, leia o livro aqui.

domingo, 21 de março de 2010

Kimi ni Todoke

Tenho uma lista de mangás que "eu TENHO que ler", e essa lista só aumenta. Quando termino de ler um eu recorro a ela com intenção de finalizá-la (eu me iludo muito fácil). Porém, essa semana Laura (que tb tem sua lista) me obrigou a adiantar um dos mangás. Primeiro, tenho que agradecê-la por isso, e segundo tenho que dividir uma questão com vcs: já repararam que ela me obriga às coisas? Me sinto de certa forma coagida! HAUAHUAH Brincadeiras à parte, Kimi ni Todoke VALE A PENA! Não é a toa que vem aparecendo na lista dos mais vendidos regularmente.
Um mangá, no mínimo, fofíssimo, que conta com uma estória singela e um gráfico que, mesmo que inicialmente não aparente ser tão atraente, nos pega pela sutileza e nos faz apaixonar!!! Bom, sem ficar me rasgando em elogios, a estória se foca em Sawako Kuronuma, uma estudante que tem sérios problemas em se relacionar devido à sua personalidade e, principalmente à sua imagem, já que ela tem uma aparência que faz lembrar filmes de terror (O Chamado). Porém, defendendo, sua personalidade é simplesmente mal interpretada, ela é ingênua, tímida, não sabe seu valor e tem sérios problemas de comunicação. E sua aparência? É fofíssima! Ela é muito bonitinha, só que faz cada expressão facial que mata um de susto!Ao conhecer Shouta Kazehaya, sua vida começa a mudar, relacionamentos vão surgindo (aliás, as amigas (1, 2) dela são ótimas!), ela vai experenciando novos sentimentos, conhecendo pessoas e, principalmente, se deixando conhecer, e vai descobrindo uma realidade totalmente diferente da que vinha tendo até agora. Até que um dia percebe que um sentimento mais forte começa a surgir... e como sentí-lo, como entendê-lo e como revelá-lo?

Recomendo muito! Muito bacana e, mesmo tendo um contexto infantil (school life), não deve ser visto com preconceitos, já que ele é uma mescla de slice of life tb. Como disse, vale a pena mesmo! Virei fã e foi para a minha lista dos prediletos! Cheque AQUI!

terça-feira, 16 de março de 2010

Avatarize Yourself

Olha, estava passeando por um bloguinho bem bacana, o Happy Batatinha, e conheci o Avatarize Yourself. O próprio nome já diz, mas para quem não ligou " a palavra ao filme", este é um aplicativo que simula como você seria se fosse um Na'vi.

Esta ai sou eu de Na'vi (o bico não esconde a procedência, né?). Quase morri de rir quando vi que ficou um olho maior do que o outro, já que isso foi motivo de quase morte entre mim e Laura (tá, agora eu admito, até de Na'vi eu tenho um olho maior do que o outro!!!).

Mesmo eu não tendo blogado (vergonha mesmo) sobre o Avatar, que sem dúvida nenhuma foi um dos filmes que mais gostei dos últimos tempos, eu não posia perder essa oportunidade. Até que ficou parecidinha, né? Tentem vcs!

E, para quem pensou: ela não está reclamando tanto de cansaço (?), não está super atarefada (?), e não tem mais nada para fazer (?)... respondo que, mesmo atrasada (já que tenho que estar daqui a vinte minutos na vistoria da casa antiga e daqui a 1 hora e meia em um paciente) eu sempre tenho tempo para inutilidades!

sábado, 13 de março de 2010

Descanso? Um breve desabafo...

ALERTA: O post a seguir é totalmente feminino!! Homens, mantenham distância!!!
Sabe quando sua alma quer fazer um monte de coisas e o seu corpo não acompanha? Pois se não sabem, não queiram saber, e se sabem, sabem exatamente como estou me sentindo.

PORÉM... simplesmente eu não consigo descansar!!! Coisa doida! Após minha (três vivas!!! ieeeeei, ieeeei, ieeei!) mudança eu estou exausta, mas cada dia tem uma coisa diferente que atrapalha meu descanso.

O trabalho está um inferno. Um IN-FER-NO! Vc acredita que estamos nos sujeitando a trabalhar 3 semanas SEM ÁGUA? Quero lembrar a todos que eu trabalho em um local de saúde, onde passam no mínimo 100 pacientes por dia... conseguem visualizar a situação? Além de impossível e ridícula, é absurda, contra TODAS as regras de sanitarismo e biosegurança. Porém, minha coordenadora só foi capaz de nos ameaçar, já que solução não tem previsão.

Ela teve a audácia de mandar "lavarmos" mão com álcool, pegar água na Secretaria de Saúde (que fica minutos a pé) e fazermos xixi (tentando ser menos explícita) sobre os 10 últimos xixis. Os pacientes? Não me perguntem, pois deve ter uns 100 "últimos xixis".

Porém, eu estou tão cansada que nem argumento mais, já que da última vez que tentamos ela perguntou: "qual é o problema agora?" HAUHAUAH Deu vontade de responder: "não, sei, acho que estamos delirando que há 3 semanas não tem água!" Absurdo é o mínimo, né?

Pois é.. voltando ao meu cansaço... ele está tão grande que não consigo descansar. É, para quem não viveu isso ainda, pode crer que é possível. Seu corpo não pára, vc fica eufórica e não foca em nada direito... mas tb não descansa.

Com exageros à parte, estou tão largada que me sinto como se estivesse virando um lobisomem (e não sexy como o Jacob!), cabelo desgrenhado, unhas nem se falam, sombrancelhas que quase fazem dreds (para tb não ser muito explícita)... deplorável! E, somando à não cooperação do meu corpo (cansado) estou praticamente em prisão domiciliar há semanas! Pre-ci-so dar uma saída, mas kd as forças...

Tá, vou acabar esse post-desabafo, levantar a bunda multicolor da cadeira e virar mulher de novo... desculpem o post, o cansaço não me deixa nem raciocinar direito... quero um homem massagista daqueles de romance de banca! Agora! Ah, ele podia saber depilar tb, né? rsrsr

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mudança, IEEEEIIIII!

Minha ausência completa se deve à minha mudança, IEEEEIIIII!

Em algum post ai atrás eu comentei que teria novidades, ou que "algo estava para ocorrer", pois bem, estou de casa nova! Para quem não me entendeu, estou de volta à civilização (quase, já que AINDA não saí de Muriaé)!!!!! Sem vizinhos horrendos!!! Ieiii! Um viva para isso!!!!

Tenho quintal, faremos uma horta (ieiiii, tenho terra!!!! Acabou essa coisa de carregar 20 quilos de terra no lombo!!!!), já arrumei todo o canteirinho da frente (com ajuda de Mamily, pois uma minhoca - deusmelivre - se jogou para cima de mim e eu meio que tive uma crise de pânico, claro) e, finalmente, cachorro, gato e filhote felizes... e eu em paz. Finalmente um pouquinho de paz (no quesito habitação, claro).

Se bem que, a mudança foi um "parto sofrido e prolongado", que até mereceria um post separado, mas eu estou tão mortalmente cansada que me afastarei da tarefa. Até cortes em todos os dedos, umdedo luxado e um lado da bunda totalmente preto (e depois roxo, e depois vermelho, e depois verde, e agora amarelo) eu consegui. Sério mesmo, juro que por um momento até pensei em casar e parar de sofrer carregando peso e instalando coisas... nessas horas, homens (sem ser esses que a gente contrata e paga) faz uma falta!!!

De qquer forma sobrevivi e estou muito satisfeita. Posso afirmar uma coisa para os que me conhecem, se eu tivesse vindo direto para essa casa aqui, eu não teria sofrido 1/3 do que sofri até agora. Então espero, sinceramente, poder (tb no quesito habitação) ficar tranquila por um boooom tempo, até armar o verdadeiro plano de fuga desse abrigo anti-bomba.

terça-feira, 2 de março de 2010

Amor por Encomenda

Maratona de banca - Março
O livro Amor por encomenda, de Mary Burton, foi minha escolha do mês de março para a Maratona de Banca, por ser um dos romances históricos que mais me atraiu quando eu li as resenhas de janeiro do desafio literário.

Conta uma estória muito simpática e que eu, como mãe solteira, logo me atraí. Nela conhecemos Jeena, uma jovem que está sendo excluída de sua família, discriminada pela sociedade e abandonada pelo noivo por ter optado por cuidar da filha recém nascida de sua irmã, que morreu ao dar a luz. No desespero, Jeena resolve responder a um anúncio de casamento, porém esse anúncio é enviado por um homem com um passado e costumes totalmente diferentes e que mora no oeste!

O grande lance é que, para se candidatar, Jeena mente que é viúva e mãe de um bebê, mesmo sendo solteira e virgem (rs). Obviamente o marido é um homem com H maiúsculo, super viril... e a coisa complica. Só que, em contrapartida, ele tenta fazer a parte dele para compreender e respeitar as diferenças entre ambos.

Claro que existe o background da estória, e nele entram outros personagens, uma (sutil) trama de vingança e os demais "cenários" necessários para ambientar a estória.

Bom, agora lá vai minha opinião: no começo eu gostei bastante, fiquei empolgada, querendo saber como a trama se desenrolaria. E, mesmo achando a estória singela, não encontrei tantos traços piegas, comumente encontrados nesse estilo. No meio do livro minha opinião era praticamente a mesma, só acrescento que se iniciou uma quantidade de clichês e previsibilidade um pouco maior. Só que, no final, eu acho que deu uma desandada.

Entenda, não que tenha estragado o livro, claro que não! Porém, deu a impressão que a autora teve que correr para entregar o final, que o prazo estava acabando, ou que o editor mandou diminuir o número de páginas. Parece que ela teria mais o que dizer, sabe? E ai descambou um exagero de clichês e entrou o lado piegas da coisa com força total.

Mas eu gostei (se o "finalmente" fosse mais caprichado teria gostado mais)! Bem simpático!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Selinhos 3

Novamente agradecendo Dona Laura...
REGRINHAS:
Postar o link do post de resenha que vc fez que mais gostou.
Presentear os blogs que têm resenhas maravilhosas.

O link da minha resenha está AQUI, foi difcícil escolher, mas acredito que esta representa o estilo que eu mais aprecio quando escrevo.

Passo o selinho para:

1) Natália
2) Srta. Camila
3) Mi Müller
4) Sweet-Lemmon
5) Normanda

Parabéns pelas resenhas meninas!

Selinhos 2

Queria agradecer a minha "irmamiga" Laura pelos 3 próximos selinhos, que irei dividir por post para não cansar a beleza de vcs.
REGRINHAS:
Postar o Selo em seu Blog!
Citar o Blog de quem te indicou!
Oferecer o Selo à 10 Blogueiras que você julga ser Dedicada aos seus Blog's!

Passo o selinho para:

1) Srta. Camila
2) Leninha
3) Natallie
4) Thalita
5) Suellen
6) Regina
7) Pâm Gonçalves
8) Náh
9) Nade
10) Nanda